Zeny de Sá Goulart

A 26 de março de 1882, nasceu Zeny de Sá Goulart, em Niterói, onde passou os primeiros anos de sua infância.

Em 1888, seu pai, que era engenheiro, transferiu sua residência para São Paulo, capital, onde a menina Zeny realizou todos os seus estudos, diplomando-se na 2º Escola Modelo, no bairro da Luz, em dezembro de 1900.

Exerceu o cargo de professora na capital paulista, mas logo foi transferida para a cidade de Amparo, onde conheceu e contraiu matrimônio com Mauro Goulart Penteado, funcionário público, em, em 1904, o casal fixou residência em Santos. Nesta cidade, exerceu o cargo de professora em várias escolas públicas, como: "Grupo escolar "Dr. Cesário Bastos", "Visconde de São Leopoldo", onde lecionou de 1919 a 1934, época em que se aposentou.

A partir de então, dedicou-se ao ensino secundário particular, lecionando em diversas cadeiras, No Liceu Feminino Santista, no Colégio "São José" e no "Coração de Maria". Dotada de elevado espírito cívico, liderou vários movimentos em prol de causas nobres. Membro do Conselho Municipal da UDN União Democrática Nacional - foi eleita por esse partido por duas legislaturas, tendo sido a primeira mulher a exercer a vereança em Santos.

A professora Zeny, após uma vida dedicada aos jovens e a todos os seus irmãos brasileiros, faleceu em 5 de setembro de 1960, em Santos. A inesquecível professora é patrona da cadeira nº 38 da AFCLAS, ocupada pela acadêmica Lourdes Lago Felício.